About us
Quem somos

Árpád Editora

A Árpád Editora foi fundada em 2006 em Stuttgart, Alemanha, pela autora Roseni Kurányi, como Árpád Verlag. A princípio, para criação e produção de livros para famílias teuto brasileiras. Com experiência própria, morando fora do país e com filhos, o intuito foi levar às crianças leituras bilíngues, português alemão, que incentivassem o interesse a diálogos e leituras também na língua portuguesa, que muitas vezes ficam esquecidos. Em 2012 a Árpád foi registrada no Brasil, em Petrópolis RJ, trazendo uma diversidade de gêneros. Histórias infantis; infanto juvenis; romances policiais e de suspense e comédias românticas, assinados por Roseni Kurányi, fazem parte do variado catálogo da editora.

 

ROSENI KURÁNYI

Escritora, vencedora do PRÊMIO MAESTRO GUERRA PEIXE DE CULTURA – 2015, pelo romance policial REVERENDO ANTÔNIO

É editora e compositora. brasileira, natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro, reside em Stuttgart, na Alemanha, desde 1997, onde se destaca no meio literário dos escritores que atravessam as fronteiras.

Sempre buscando conhecimento, estudou Psicologia, Artes Cênicas e Fotografia.

Sua obra vai de romances juvenis e adultos, aos livros infantis e contos, publicados no Brasil e na Europa, e somam uma lista de prêmios literários, nacional e internacional.

Recebeu da Brazilian International Press Awards em Londres, a mais importante premiação de cultura brasileira no terreno britânico, um reconhecimento especial por seus trabalhos literários e por elevar positivamente a imagem da mulher brasileira no exterior, por meio da arte.

Seus trabalhos infantis e ilustrados tiveram repercussão em diversos meios intelectuais no Brasil, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Suíça, Itália e USA (Nova Iorque), voltados para o folclore brasileiro e as linhas pedagógica e educacional.

Seu livro A Menina e a Árvore, (traduzido em alemão para Das Mädchen und der Baum, pela editora Papermoon Verlag), aborda a temática ecológica e teve o apoio do Ministério da Cultura. A obra também conquistou o apoio de organizações mundiais como Stop talking, start planting e Plant-for-the-planet, que adquiriram seus exemplares destinados às escolas alemães e aos visitantes da Feira Internacional do Livro em Frankfurt, onde foi apresentado.

Contadora de histórias, inventora de ideias e romancista de coração, conforme é definida por seus leitores, Roseni possui estilos diversificados .

 

OUTRAS ATIVIDADES

Sobre as demais atividades, em parceria com a jornalista Solange Fischer-Bernardino, na Alemanha, criou a primeira biblioteca Brasileira em Stuttgart, vinculada ao encontro literário Hora de Poesia (Brasilianisches Literarisches Treffen in Stuttgart), promovendo encontros mensais entre brasileiros e alemães interessados na leitura de contos, poesias e literatura em geral.

Há alguns anos foi sócia fundadora do projeto educativo Cria-Brasil, a primeira instituição brasileira de Stuttgart a trabalhar questões culturais e de idiomas com as crianças de nacionalidades teuto-brasileiras.

Em 2009 recebeu o convite para integrar o grupo do 1º Congresso de Escritoras Brasileiras em Nova Iorque.

A autora organiza periódicos lançamentos, participações em palestras e presenças em eventos e feiras culturais, tanto nacionais, como as bienais do Rio e São Paulo, quanto internacionais, como Frankfurt, Bolonha, Milão e outras.

Em 2014 teve seus trabalhos estudados pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, pelo projeto “Entre-Lugares da Literatura da Diáspora Brasileira”. Coordenação: Profa. Dra. Else R. P. Vieira, no 2º Encontro de Escritores Brasileiros que vivem no exterior.

 

HOBBY

Mesmo exercitando sem parar o que mais gosta de fazer, que é a escrita, Roseni não deixa de mão o seu hobby: o teatro. No Brasil foi aluna da atriz e professora de teatro Monah Delacy, fez curso na CAL - Casas das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Encenou doze peças no teatro amador em Stuttgart. Pertenceu durante nove anos ao grupo da escola Bodelschwingschule, especializada em crianças com necessidades especiais, além de pertencer ao Teatro AG, sob a direção do ator e professor de teatro Ian-Sandro Berner, no qual encenou as peças Wo bitte geht’s zur Bühne? e LebensSplitter.

 

ANTOLOGIAS

 

  • Antologia Du gehörst zu uns - so wie du bist – Alemanha, 2007;
  • Antologia Frühlings Stimmung(s) Poesie – Alemanha, 2011;
  • Antologia infantil e bilíngue História pra você dormir 4 – Brasil, 2011;
  • Antologia bilíngue Vozes & Voci – Itália, 2012;
  • Antologia Raízes – Genebra, Suíça, 2012;
  • Antologia Nós mulheres – Brasil, 2012;
  • Antologia bilíngue Pensieri in Parole – Itália, 2013;
  • Antologia bilíngue Navegantes – Itália, 2014.

 

 

PREMIAÇÕES

 

  • 2015 PRÊMIO MAESTRO GUERRA PEIXE 2015 - PELO ROMANCE POLICIAL ‘REVERENDO ANTÔNIO’ - Petrópolis RJ.
  • 2013 - Prêmio de Excelência LiteráriaREBRA – Rede de Escritoras Brasileiras – Feira Internacional do Livro de Frankfurt, Alemanha.
  • 2013 - Prêmio Diamonds of Art and Education Austrian - ABRASA – Viena – Áustria, pelo livro Os três coelhos de uma orelha só;
  • 2012 - Focus Brazil-Londres – Inglaterra, onde recebeu reconhecimento especial na entrega de prêmios da Brazilian International Press Awards em Londres, por levar o nome das brasileiras de uma forma positiva para o estrangeiro;
  • 2012 – 9° Concurso literário brasileiro RAIZES — Genebra – Suíça 1º lugar na categoria conto e 1º lugar na categoria crônica;
  • 2012 - I° Concurso Literário “VOZES & VOCI 2012 – Milão - Itália Menção honrosa categoria ouro, com o conto: O destino da rosa;
  • 2012 - Prêmio Literário Cláudio de Sousa - Petrópolis – Brasil.